quinta-feira, 5 de junho de 2014

Câmara conclui aprovação do PNE‏

A Câmara dos Deputados concluiu, nesta terça-feira (3), a votação do Projeto de Lei 8035/10, que cria o novo Plano Nacional da Educação (PNE) e apresenta as 20 metas para Educação nos próximos 10 anos. 

Para a deputada Fátima Bezerra, coordenadora do Núcleo de Educação e Cultura da Bancada do PT, hoje foi um dia histórico para a educação Brasileira. “Hoje é um dia muito especial para o PT. Como herdeiros da luta de Paulo Freire e Florestam Fernandes,  estamos assumindo um compromisso ético entre gerações ao aprovar o PNE, que será um importante instrumento para universalizar o direito do povo brasileiro a uma educação pública de qualidade”, disse Fátima Bezerra. 

“ Parabenizo a Campanha, UNE, UBES, CNTE, UNDIME e os demais movimentos sociais ligados à educação pelo protagonismo. A mobilização social foi fundamental para aprovar um plano ousado e em sintonia com a realidade do país. Ao companheiro Angelo Vanhoni,  pelo competente trabalho como relator  e aos Parlamentares do Núcleo de Educação e Cultura da bancada, pela participação firme que tiveram durante a tramitação do PNE”, concluiu a deputada, ao orientar a bancada do PT durante a votação do novo PNE. 

Saiba mais
O PNE tem 20 metas que visam, entre outros objetivos, erradicar o analfabetismo e universalizar o atendimento escolar, com o aumento de vagas em creches, ensino médio, profissionalizante e universidades públicas.

O plano recebeu mais emendas do que a Constituição, cerca de 2916 emendas, sendo 515 somente da deputada Fátima Bezerra.  Durante sua gestão como presidenta da Comissão de Educação e Cultura em 2011, a deputada percorreu vários Estados, sempre ouvindo a população e encaminhando as demandas ao relator do projeto, deputado Angelo Vanhoni. 

Na sua participação como membro da Comissão Especial na Câmara dos Deputados, Fátima sempre defendeu as metas 17 e 20 - valorização dos professores e mais recursos para educação, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário