quinta-feira, 22 de maio de 2014

Felipão fala de favoritismo do Brasil e sobre possível adversário das oitavas

Mostrando segurança sobre as suas escolhas, Felipão concedeu entrevista aos jornalistas da Rádio Bandeirantes / Vanderlei Almeida/AFP


A menos de um mês da estreia do Brasil na Copa, Luiz Felipe Scolari se apresenta relaxado apesar do grande desafio que está por vir. Mostrando segurança sobre as suas escolhas, Felipão concedeu entrevista aos jornalistas João Garcia, José Aldo Pinheiro e Luiz Carlos Reche falando sobre o passado, o presente, a Copa, mas evitou comentar o futuro. O Metro Jornal apresenta os principais pontos abordados pelo treinador.

A COMISSÃO TÉCNICA E A CBF
O (presidente) Marin está inaugurando a nova sede da CBF, da Granja Comary, e é campeão a Copa das Confederações. Quero dar a oportunidade do presidente ser campeão do mundo. Isso dá a importância do trabalho nos últimos anos, não é puxa-saquismo. Temos que valorizar. Nossa comissão técnica é muito boa. Tenho companheiros de grande conhecimento e que assumem a responsabilidade.


A FORÇA DO CHILE, POSSÍVEL ADVERSÁRIO NAS OITAVAS
O (Jorge) Sampaoli (técnico do Chile) deu uma qualidade para o Chile. Eles marcam bem, saem bem de trás para frente, trabalham a bola. Tem uma situação tática em que se tu não tiveres uma boa postura dos dois zagueiros, eles entram cara a cara com o goleiro. Eles sempre atraem o zagueiro para fora da área.

O FAVORITISMO
Vou mostrar para os jogadores durante a preparação que o principal time a ser batido é o Brasil. Temos uma boa equipe. Um dos objetivos principais das outras equipes é eliminar o Brasil. Temos que superar essas dificuldades todas. Estamos mostrando a eles que vamos ter que passar por três ou quatro campeões mundiais, dentro de uma projeção que fizemos. Para isso, teremos que estar muito bem preparados, mais do que para qualquer jogo que fizemos até agora. A torcida faz a diferença e o torcedor está acreditando na nossa equipe. Temos tudo para ir para frente.

MÁGOA DE ÉMERSON
Não falei com ele. Não dei bola para aquilo. Não é a realidade, não foi o que aconteceu. Não vamos retrucar aquilo que não existe. Deve ter sido uma questão de avaliação dele, que foi diferente da nossa. Não vamos discutir após 12 anos uma situação completamente absurda. Ele ficou machucado por 45 dias.

TIPO DE FUTEBOL QUE SERÁ JOGADO NA COPA
Será uma Copa muito mais veloz. Vai ser muito mais rápido o jogo do que está sendo no Campeonato Brasileiro. Os novos campos vão melhorar o futebol brasileiro com uma outra dinâmica de jogo. Com este tipo de campo, os europeus são privilegiados.

SELEÇÃO SEM MUITOS CRAQUES
Faço uma pergunta? O Atlético de Madri tem jogadores acima da média? Não, e é campeão espanhol, e pode ser campeão da Champions, jogando bem e tendo um grupo. Esse é o mérito do Simeone. Tenho um time de grandes jogadores. Se alguém disser que o Oscar não é craque, digo que não sabe nada. Temos taticamente jogadores equilibradíssimos, como o Hulk, o pessoal pode não gostar, mas é equilibrado. Quem consegue fazer uma equipe equilibrada com bons jogadores consegue atingir os objetivos.

SURPRESAS DA COPA
A Bélgica está muito bem e pode ser uma grande surpresa, mas não para chegar na final. Quem pode ser uma boa surpresa, que se classificou espetacularmente, é a Colômbia.

O PRIMEIRO ADVERSÁRIO
A Croácia tem dois jogadores do meio (Modric e Kovacic) que jogam muita bola, que carregam bem a bola, que organizam o jogo. Ainda bem que não vai jogar contra nos o atacante principal (Mandzukic). Eles jogam um futebol parecido com o nosso. Eles trabalham bem a bola. Teremos dificuldades para vencer.

PROBLEMAS COM O FISCO PORTUGUÊS
Foi um pouco estranho para mim. Nunca recebi uma intimação. Foi uma surpresa grande. Estou estudando, contratei advogados. É uma questão jurídica. Mas tem alguma coisa meio estranha, estou pesquisando. Tenho que saber o que está acontecendo por trás de tudo isso.

FUTURO
Vamos fazer o que propomos fazer e não se preocupar com outra coisa.

A ALEMANHA
A Alemanha está bem. Assisti a alguns jogos e vi treinos na Alemanha. Olha, o biotipo dos jogadores deles é muito bom. Eles têm velocidade, têm uma disciplina tática fantástica. Só podemos equilibrar contra as equipes europeias e sermos melhores se formos equilibrados taticamente. A Alemanha é a equipe mais equilibrada e organizada do Mundial.

POSSÍVEL RETORNO AO ESTADO
Não sei. Provavelmente não encerre minha carreira dentro de cinco anos. Tem uma série de coisas que podem acontecer que façam eu voltar ao Sul. Meu objetivo é a Copa e que o Fabrício (filho) termine a sua faculdade. Não sei o que vai acontecer.

ENVELHECIMENTO DA ESPANHA
A Espanha está numa situação diferente dos últimos cinco anos. Eles têm mais dificuldades agora. Tem muito pouca gente nova. Pode ser que a experiência valha até certo ponto, mas temos distâncias grandes para percorrer aqui.

LAMENTAÇÕES
Se há algo a lamentar até hoje é não ter acertado o Chelsea. Não tive capacidade de ter um ambiente como sempre tive nos clubes. Hoje na Seleção não fico triste por muita coisa. Fico triste por não poder levar dois ou três jogadores a mais. Mas são escolhas que tenho que fazer e foram feitas. 

Do Metro Jornal Porto Alegreleitor.poa@metrojornal.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário