terça-feira, 20 de maio de 2014

Câmara vai debater mobilidade urbana e educação no trânsito‏

Na próximo sexta-feira (23), às 9h, a Câmara Municipal de Natal vai realizar audiência pública para discutir a mobilidade urbana em Natal e educação no trânsito. Propositura do vereador Rafael Motta (PROS), a audiência terá a participação de representantes de órgãos de trânsito, especialistas e a população, para debater um dos problemas que mais incomodam o natalense atualmente, os constantes congestionamentos.
A mobilidade urbana é um dos principais problemas das grandes cidades do Brasil. Os longos engarrafamentos e a lentidão no trânsito atrapalham a vida cotidiana e impedem a realização de atividades simples, como ir e voltar do trabalho, da escola ou de uma consulta médica.  Em Natal, este problema está atingindo todos os moradores da cidade, que tem reclamado do caos no trânsito que se agravou após o início das obras de mobilidade do município em decorrência da Copa do Mundo.
“Desta forma acredito que essa audiência pública terá grande importância para o esclarecimento da população natalense, pois não houve divulgação suficiente acerca das consequências que tais obras poderão trazer. Dentre os principais questionamentos que levaremos para os especialistas estão a previsão para fim das obras, custos e benefícios para a população”, disse Rafael Motta.
Legislação
A política Nacional de Mobilidade Urbana prevê a integração da política de mobilidade com as políticas de desenvolvimento urbano, habitação, saneamento básico, planejamento e gestão do uso do solo. E estabelece a prioridade dos modos de transporte não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado. Desta forma, a audiência pública levantará o questionamento de quais projetos da Prefeitura de Natal visam o desenvolvimento da Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Foram convidados a participar da audiência pública o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rubens Ramos (pós-doutor em Economia de Transportes pela Universidade de Lion, França), a secretária de Mobilidade Urbana, Elequicina Santos, secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz de Araújo Neto, deputado estadual Kelps Lima (ex-secretário da Semob), Aurino Borges Filho, da Secretaria Adjunta de Trânsito e coronel Freitas do CPRE.
Assessora de Imprensa
Zhamara Mettuza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário